Fechar suporte
Se você não estava em uma caverna ou impossibilitado de contato humano ou tecnológico, já deve ter ouvido sobre Marketing Digital. Pode ser também que você conheça e até aplique na sua empresa, mas sempre temos algo a aprender, principalmente em uma área que se renova constantemente. Mas enfim, o que é Marketing Digital?
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital são ações que uma empresa ou indivíduo pode tomar usando ferramentas on-line para divulgar sua marca, empresa ou produtos e serviços. Entre as ferramentas mais usadas no Brasil estão o E-mail Marketing, Mídias Sociais e anúncios de Ads, como Google e Facebook.
O Marketing Digital tornou-se popular nesta última década porquê de algum modo todos estamos conectados a ele. Ao acordar e conferir e-mails, ao fazer uma pesquisa simples na internet ou conferindo o Feed das redes sociais, ele está lá - oferecendo um produto ou serviço.
Como funciona o Marketing Digital?
Com o evento da “Era Smart” tudo ficou conectado. Divulgamos onde estamos, o que estamos fazendo e até o que estamos pensando, de uma maneira muito simples. Quando vamos ao restaurante fazemos check-in, ao ver um post ou um vídeo classificamos como bom ou ruim, criamos contas em rede sociais com questionários sobre nossos interesses. Tudo isso fica em um banco de dados que consegue diferenciar gostos, costumes e necessidades.
Com esse banco de dados podemos segmentar os usuários que tem a maior probabilidade de comprar seus produtos/serviços, filtrando por interesse, região, faixa etária, gostos entre outros.
Quais são as vantagens do Marketing Digital?
Além do custo benefício, que comparando com outras formas de marketing traz um maior retorno de investimento a um custo muito menor, tem a facilidade de acompanhamento e monitoramento das ações em tempo real.
Mesmo que alguns ramos do Marketing Digital tenham um período de retorno de médio a longo prazo, podemos analisar as ações em tempo real, corrigir os erros e dimensionar o rumo da campanha em andamento com maior controle nos resultados.
Qual é maior erro no Marketing Digital?
O Maior erro que uma empresa pode cometer no Marketing Digital é a falta de planejamento e ações. Muitas empresas optam por fazer o Marketing Digital internamente, mas não tem funcionários capacitados para fazer o gerenciamento e acompanhamento, o que acarreta em um retorno baixo.
Como exemplo podemos usar uma empresa que vende serviços e tenha uma campanha no Google para receber leads. Digamos que ao receber a indicação ela mande seu orçamento, o cliente agradece e a partir daí não existe mais acompanhamento.
Aqui está um grande erro de planejamento. No exemplo acima, não há um ciclo de engajamento com o cliente, onde a empresa apenas tem um contato simples. Nesta situação, poderia ter criado uma segunda campanha de remarketing fazendo o cliente lembra da sua empresa. Também poderia criar uma página de captura, pedindo a permissão do cliente para envio de e-mails, criando assim, um relacionamento e aumentando o nível de segurança entre empresa e cliente.
É claro que aqui temos apenas um pequeno resumo do que é Marketing Digital, mas caso tenha interesse no assunto, inscreva-se em nosso newsletter que iremos adicionar conteúdo semanal sobre o tema.