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Antes de mais nada temos de entender o que é marketing. Marketing, em resumo, é a arte de influenciar o cliente na sua decisão, mas também não é só isso, marketing é criar uma relação entre produto e consumidor, onde o consumidor veja o valor agregado do produto e fique satisfeito com a aquisição.
Tendo isso em mente, temos muitos canais gratuitos que pode fazer essa comunicação, mas isso não quer dizer que você não terá que investir um pouco. Muitas empresas usam de maneira equivocada essas ferramentas gratuitas.
O primeiro e maior erro está na comunicação. Ora, se não conhecemos algo não podemos falar sobre ele de uma maneira simples, e de forma que seja transmitido uma mensagem eficaz. Desta maneira, precisamos entender nosso consumidor e segmentar o conteúdo para que a mensagem seja entendida.
Segmentar uma base de dados ou criar uma, é um investimento que toda empresa tem que fazer. Segundo Philip Kotlerr, “as companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa, deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada”.
O segundo e maior erro é não ter acompanhamento. Segundo Peter Drucker, o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Logo, não adianta ter milhares de ferramentas se não souber usá-las.
O que precisamos diferenciar é ferramenta que pode ser gratuita, do gerenciamento e criação de conteúdo que gera custos. É nesta junção que podemos fazer a troca, onde oferecemos ao consumidor algo que faça sentindo e ele veja o valor do produto que a sua empresa oferece, mutuamente se beneficiando.
Isto posto, o Marketing Digital tem o custo X benefício mais acessível entre as outras formas de marketing, uma vez que ele lhe dará uma elasticidade em segmentação, investimento e tempo.
Pensando nisso, não deixe sua empresa sem investimento em marketing, visto que o maior custo que você pode ter, é não fazer nada.