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O ano de 2018 começa com boas notícias para o marketing digital. De acordo com o Relatório da CMO Survey, estima-se que para este ano, os investimentos de marketing podem passar de 8%. Entretanto, é bom estar sempre atento às novas tendências do mercado, pois a concorrência é grande e é importante se destacar.
O mercado do marketing está sempre inovando. As empresas precisam acompanhar as mudanças e o progresso para alcançar seu objetivo: o consumidor. O marketing digital é uma ferramenta essencial, que trabalha ações estratégicas nos canais digitais – as mídias sociais, por exemplo.
Embora nosso país esteja em um momento difícil, ainda se recuperando de uma crise econômica, o setor de marketing digital vem crescendo de forma significativa. Cada vez mais as empresas estão em busca de espaço na internet, seja como um canal de geração de leads ou vendas.
Podemos observar que o número de usuários na internet aumenta visivelmente, e os acessos realizados por meio de dispositivos móveis têm se destacado. Dessa forma, as pequenas e médias empresas podem ver uma oportunidade de driblar a crise e superar as dificuldades.
Seguem algumas das principais tendências para o mercado de marketing digital em 2018:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das grandes apostas para atrair a atenção dos consumidores em 2018. É importante elaborar conteúdos que tragam informações relevantes para quem lê e que possam estabelecer uma conexão entre cliente e empresa. O Inbound Marketing permite a construção de um relacionamento com o seu público-alvo, possibilitando a conquista de clientes e fortalecimento da marca.
Mobile
Nos últimos anos houve um crescimento significativo no uso de dispositivos móveis no Brasil. Segundo o Google, os acessos à internet via mobile estão aumentando a cada ano superando o desktop.
Por conta desse crescimento, há uma preocupação por parte das empresas em gerar conteúdo que engaje os usuários vindos do tráfego mobile. Sendo assim, é essencial criar um site com layout responsivo, dessa forma, o usuário poderá ter uma experiência positiva durante a navegação.
Chatbots
Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia. É um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, e uma de suas características é economizar o tempo de usuários e atendentes. Além disso, o chatbot transmite informações importantes de maneira rápida e inteligente.
Segundo uma pesquisa feita pela Social Media Week, 65% das pessoas vão começar a investir em chatbots. Para as empresas, eles são uma forma de escalar o atendimento e o relacionamento, podendo manter um tom de comunicação (quase) pessoal. Em outras palavras, os chatbots são o futuro do relacionamento com o cliente.