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Gerenciar todo o dia a dia da empresa, desde a capitação de lead ao pós venda é um trabalho muito árduo, por isso, digo que não importa o tamanho da sua empresa, ela precisará de um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente).
Você pode até não saber o que é um CRM , mas aplica parte de seu conceito todos os dias quando abre a planilha de Excel para anotar dados dos seus clientes, acompanhar um e-mail através do outlook, abrir o follow-up para ver os eventos do dia, escrever um lembrete no post-it, esses são alguns exemplos simples do dia a dia de um escritório.
Se questionados, a maioria dos gestores não sabe dizer com exatidão o tempo médio de uma tarefa que faz todo dia. Peter Drucker, pai da administração moderna, disse que "Se você não pode medir, você não pode gerenciar". O grande problema é que as empresas não se dão conta de como CRM é muito importante para um bom gerenciamento.
A base de uma boa implantação de CRM está na definição do processo e na sua contínua melhoria. Com o uso do CRM podemos entender como uma empresa realmente funciona, saber quais são os gargalos dos processos e identificar suas falhas, assim será possível gerenciá-la de forma assertiva.
Vantagens de um CRM:
- Automatização de processos;
- Segmentação de clientes;
- Registro de atendimento;
- Fidelizar clientes (Programas de fidelidade);
- Aumentar faturamento;
- Avaliação da equipe de vendas;
- Relatórios fidedignos;
- Acompanhamento de ROI